• Página inicial
  • Técnicas

  • Profissionais

  • Dicas e Matérias

  • Contato
  • Institucional



Parte 2 – Ozonioterapia Médica

Publicado em 18/09/2023

Parte 2 – Ozonioterapia Médica

A ozonioterapia médica é uma prática terapêutica em que o ozônio é administrado no corpo do paciente em quantidades e concentrações controladas através de um gerador de ozônio medicinal, colaborando com uma abordagem complementar para diversas patologias. Não substitui as técnicas e tratamentos já incorporados ao sistema de saúde, porém agrega aos tratamentos estabelecidos como uma opção terapêutica que, entre outros aspectos, promove uma melhor qualidade de vida aos pacientes.  

 

1. Ozonioterapia médica e suas indicações:

A Ozonioterapia é indicada em condições clínicas que apresentam alterações no equilíbrio oxidativo-antioxidante endógeno, tornando-se um recurso terapêutico que modula o sistema antioxidante endógeno. Assim, essa terapêutica pode auxiliar no combate a infecções, impedir processos oxidativos e favorecer processos de cicatrização.
Além disso, estudos demonstram que o ozônio medicinal tem capacidade de melhorar a oxigenação dos tecidos e ativa o sistema imunológico do organismo.
A utilização de uso tópico, apresenta atividade antimicrobiana de amplo espectro, podendo ser um recurso auxiliar nestas condições.  
Na área de tratamento de dor, a terapia com ozônio medicinal surge como um tratamento seguro e eficaz para dor musculoesquelética, especialmente a dor lombar. Estudos clínicos indicam que, quando realizada com equipamentos confiáveis e doses controladas, esta terapia apresenta mínimos riscos e significativo alívio da dor, tornando-se uma alternativa promissora se conduzida por profissionais capacitados. 
Sua aplicabilidade, portanto, é ampla e suas indicações estão baseadas nestes mecanismos de ação moleculares.
A administração de ozônio pode ser indicada para:
Tratamento de doenças autoimunes, tais como esclerose múltipla e artrite reumatóide;
Terapia auxiliar no tratamento de câncer, colaborando no controle dos efeitos colaterais da quimioterapia e/ou radioterapia, além do combate às células tumorais;
Auxilia na redução da carga viral da infecção pelo HIV;
Combate de infecções e doenças virais;
Redução das complicações associadas à diabetes;
Tratamento auxiliar de doenças osteomusculares, tais como osteoartrite, bursite e hérnia de disco;
Redução e controle de problemas circulatórios;
Tratamento de feridas.
Diversos estudos têm sido conduzidos em relação à aplicação e os benefícios da ozonioterapia médica, e a tendência é que sejam encontrados cada vez mais usos para esta metodologia terapêutica.

 


2. Principais formas de aplicação:

A Ozonioterapia oferece várias formas de aplicações, são elas sistêmicas e locais:
Sistêmicas:
Insuflação: aplicação do ozônio medicinal através de sonda ou cateter em uma cavidade do corpo, sendo mais frequentemente aplicado no ouvido, bexiga, vagina ou reto;
Auto hemoterapia menor: é retirado certa quantidade de sangue venoso do paciente misturado ao Ozônio e reinfundido no paciente intramuscular;
Auto hemoterapia maior: retira-se de 100 ml a 200 ml de sangue do paciente, ozoniza-se esse sangue e reaplica-se em via endovenosa;
Hidrozonioterapia: são feitos banhos de água com ozônio diluído a fim de cuidar de problemas na pele e sistêmicos.

Locais:
Injetável: pode ser feita por via subcutânea, peri ou intra-articular ou entre os discos vertebrais, e assim, combate processos inflamatórios, melhora dores e estimula reparação dos tecidos;
Tópico: através de óleos e cremes ozonizados e método com bags (bolsas) que são infladas com o gás ozônio afim de estimular cicatrização, desinflamar e desinfetar a pele e tecidos acometidos.

As concentrações, volume e modo de aplicação do ozônio medicinal variam de acordo com a doença a ser tratada, já que a concentração de ozônio determina o tipo de efeito biológico, e o modo de aplicação do procedimento relaciona-se com a sua ação no organismo. Dessa maneira, podem ser tratadas pela Ozonioterapia patologias de origem inflamatória, infecciosa e isquêmica. Por sua habilidade de estimular a circulação, a Ozonioterapia é usada no tratamento de doenças circulatórias. 


3. Benefícios do tratamento com ozonioterapia:

A ozonioterapia médica pode ser usada no tratamento de um amplo número de patologias e seus sintomas, tanto de maneira isolada como complementar a outras metodologias terapêuticas. Os principais benefícios e efeitos associados à utilização desta técnica incluem:
Ação anti-inflamatória e regulação da resposta inflamatória do organismo;
Imunoativação geral;
Modulação do estresse oxidativo;
Ação antisséptica;
Melhora da oxigenação e da circulação periférica;
Redução das dores;
Prevenção de efeitos colaterais associados a doenças e tratamentos;
Recuperação de tecidos, promovendo regeneração celular;
Potencialização de resultados obtidos a partir de outras metodologias terapêuticas;
Dependendo do caso, o tratamento pode dispensar o uso de outros medicamentos e até mesmo ajudar a impedir a necessidade de procedimentos cirúrgicos.
 

4. Contra indicação e possíveis efeitos colaterais:

A ozonioterapia médica é um tratamento bastante seguro e que praticamente não apresenta efeitos colaterais, se realizado de forma adequada. 
As contraindicações são poucas: deficiência da enzima Glicose-6-Fosfato Desidrogenase (G6PD), anemia muito intensa, hipertensão arterial e hipertireoidismo descompensados - e após a correção dessas últimas três situações, pode ser utilizada. 
Os efeitos colaterais são mínimos e transitórias: dor pela picada da agulha e sensação de queimação transitórias (dura segundos) na local da injeção, distensão abdominal (no caso de insuflação via retal do gás), hipotensão ortostática (queda da pressão arterial ao levantar rápido), hipoglicemia transitória (queda da taxa de açúcar no sangue).

É necessário a avaliação individual da necessidade e possibilidade de se submeter à ozonioterapia médica. Dependendo do caso, pode ser necessário primeiro fazer a estabilização clínica de alguma condição de saúde para depois iniciar o tratamento com o ozônio medicinal.



Um abraço!
Equipe ArvoreSer


Compartilhe:

 




Visualizações: 3854

Entre em contato

Site seguro

https://arvoreser.med.br/ https://arvoreser.med.br/