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A Importância da Hidratação para Manutenção da Saúde

Publicado em 31/01/2023

 

A Importância da Hidratação para Manutenção da Saúde

 




Acredito que todos já devem ter ouvido falar que beber água é importante. A importância da hidratação é um assunto que merece espaço em destaque pois de acordo com estudos, sem água, é possível sobreviver por um tempo quatro vezes menor do que sem a ingestão de comida.  

Também não é novidade que 70%, em média, do seu corpo é água – que é uma simples molécula composta por 2 hidrogênios e 1 oxigênio, formando H2O. Esse percentual irá variar de acordo com o sexo, idade e quantidade de músculo e gordura no corpo de uma pessoa.

Agora você irá entender mais claramente a importância da hidratação, sabendo quanto de água há em cada parte do corpo, conforme ilustra na figura abaixo:


 
Para o funcionamento de todos os órgãos é importante manter o corpo sempre hidratado, para levar até as células oxigênio, para transportar e distribuir vitaminas, minerais, glicose e outros nutrientes, além de contribuir para que toxinas sejam eliminadas por meio do suor, das fezes e da urina. O corpo não produz água, então para que o organismo funcione adequadamente você deve manter uma boa hidratação diariamente.
 

Qual a quantidade de água precisamos beber diariamente?
A quantidade de água que necessita ser consumida diariamente depende de alguns fatores como peso, faixa etária, atividade física (se realiza e qual o tipo), problemas renais, fatores climáticos e hábitos alimentares, que irão influenciar na recomendação diária de água. Pode ser de 35ml por quilo corporal (2,1 litros para uma pessoa de 60 Kg) a 55 ml por quilo corporal (3,3 litros para uma pessoa de 60 Kg).

Alguns alimentos podem piorar a condição de hidratação como embutidos, molhos de soja, refrigerantes e alimentos industrializados, que geralmente são ricos em sódio, levando à uma necessidade maior de hidratação.

O ideal é seguir a orientação profissional para saber a quantidade certa, por mais que, popularmente, o indicado seja beber 2 litros de água por dia.


Outras fontes para hidratação do corpo
 Apesar que a hidratação diária recomendada deve ser feita com a água, existem outros meios para saciar a sede que ampliam as possibilidades, por mais que não sejam opções completas. Veja alguns deles:

·         água de coco natural: apresenta uma quantidade significativa de potássio, cálcio e magnésio.

·         frutas e vegetais: são opções ricas em água, fibras e nutrientes (muitas delas contam com eletrólitos na composição).

·         sais não refinados: adicionar sal não refinado (como o sal do Himalaia e flor de sal) na bebida traz a capacidade de melhorar a absorção de água nas células.

·         bebidas hidratantes: bebidas que repõem sais minerais costumam ter açúcar e não conter todos os elementos necessários para recompor os nutrientes perdidos.  Por isso, leia o rótulo antes de consumir e procure aquelas que são ricas em sais minerais e componentes naturais.

·         mistura para preparo de bebidas: existem opções formuladas que contam com os eletrólitos essenciais para a hidratação, minerais biodisponíveis, adoçante natural e sem açúcar. São opções que deixam a água “turbinada” e completa para hidratar o corpo.

 

Como você pode perceber que está desidratado?
A falta de água e de eletrólitos é capaz de dificultar atividades simples e que não costumam ser associadas a esta questão. Abaixo estão alguns sintomas associados à desidratação, como:
·         Cansaço, fraqueza

·         fome ou ganho de peso

·         constipação intestinal

·         retenção de líquidos

·         déficit de atenção e memória

·         mau hálito

·         baixo desempenho nas atividades físicas

·         diminuição da elasticidade da pele

·         boca e pele seca

·         dor de cabeça

·         tontura

·         queda da pressão arterial

 
Importante ficarmos atentos à esses sinais e sintomas pois fazer uma hidratação adequada, se for o caso de desidratação, pode resolver totalmente.

Quais são os benefícios de manter o corpo hidratado?

Veja abaixo como a hidratação age e proporciona melhorias para as funcionalidades do corpo.
 
Hidratação para o organismo
O funcionamento do organismo é um dos mais privilegiados quando a relação da hidratação com o corpo é colocada em pauta. Manter o corpo hidratado ajuda nas atividades das células, na digestão, no funcionamento dos rins, regulação da pressão arterial, entre outras atividades:

·         células: manter as células hidratadas é fundamental para que a absorção de nutrientes e do oxigênio seja feita. Ainda, é a água quem conduz os nutrientes para dentro das células, facilitando este processo. Auxilia no metabolismo celular, contribuindo para o emagrecimento.

·         digestão: para que o trato intestinal funcione bem, é preciso ingerir fibras e água. A hidratação auxilia na formação, eliminação e evita o ressecamento das fezes. Desta forma, colabora para que quadros de constipação não aconteçam.

·         rins: os órgãos responsáveis por filtrar o sangue ganham uma grande ajuda quando o corpo está bem hidratado, pois a água auxilia a expelir as toxinas e resíduos com mais facilidade. Além de prevenir e expelir as pedras nos rins.

·         circulação: um corpo bem hidratado apresenta uma circulação sanguínea com melhor fluidez. Isso porque a água deixa o sangue menos espesso, auxilia a manter a frequência cardíaca e a pressão arterial reguladas.
 

Hidratação para o cérebro
Para explicar a importância da hidratação para o cérebro, é interessante recordar que este órgão é formado por 75% de água. Além disso, é uma das partes do corpo que exigem muita energia para desempenhar suas tarefas, e a água é quem faz o transporte de nutrientes que dão a carga energética que o organismo precisa.

Ainda, déficits de atenção e memória podem acontecer se o corpo não estiver com a hidratação “em dia”. Assim como a atenção, o humor também pode estar relacionado com a hidratação. Sabe aqueles dias que nos sentimos irritados sem motivo aparente? Pode ser um sinal que é necessário aumentar a ingestão de água. Optar por uma ingestão de água adequada no dia a dia auxilia a regulação do humor, deixando a rotina mais tranquila e saudável.

 Os neurônios são muito sensíveis às mudanças e à falta de nutrientes que são essenciais para o pleno funcionamento. Diante da falta de água, podem ocorrer dores de cabeça, falta de atenção, confusão mental, entre outros sintomas.


Hidratação para a pele
A desidratação favorece a retenção de líquidos e sódio no corpo. Isso porque estimula a liberação de vasopressina — hormônio produzido quando o organismo não está hidratado, o qual induz os rins a “segurarem” a água no corpo e reduzirem a urina. Como resultado, os líquidos ficam concentrados em áreas subcutâneas e formam edemas e imperfeições na pele. Um exemplo que pode ser citado é o aparecimento de celulite.

Ainda é comum perceber a pele e a boca ressecadas quando o corpo está com desidratação leve ou moderada.

Hidratação para atividade física
Atletas necessitam produzir mais energia para o esforço dispensado enquanto praticam atividades físicas de alta intensidade. Desta forma, precisam de mais nutrientes para que o metabolismo energético funcione, e manter o corpo hidratado é um dos meios para isso, já que a água é uma “via de transporte” para as fontes de energia.

Quando o assunto é desidratação, os atletas são considerados um grupo de risco, pois perdem água e peso durante a prática, o que impacta no funcionamento do organismo e no rendimento — estudos apontam que a redução de 2% do peso corporal através da perda de água pode representar até 10% de queda no desempenho.


Dicas para aumentar a ingestão de água
Apesar de ser algo essencial, muitas pessoas “esquecem” de beber água durante o dia. Às vezes, pode ser necessário um pouco de esforço e determinação para implementar esse hábito na rotina.
Confira cinco dicas para aumentar a ingestão de água e potencializar a hidratação:

1 Tenha sempre uma garrafa de água ao seu lado
Seja no trabalho, ou mesmo em casa, tenha sempre uma garrafa de água por perto. Assim, além de lembrar de beber, fica mais fácil controlar a quantidade que está sendo ingerida.

2 Inclua a hidratação no seu planejamento
Planejar as tarefas do dia ajuda a visualizar todos os compromissos diários. Aproveite e inclua nas suas anotações os horários para beber água durante suas atividades. Uma boa alternativa é adicionar lembretes no celular através do despertador, ou até mesmo contar com aplicativos que emitem notificações alertando a ingestão de água durante o dia, tornando mais fácil incorporar esse hábito na rotina.

3 Adicione mais sabor à sua água
Se você possui dificuldade em beber água, experimente adicionar rodelas de frutas, gengibre e outros ingredientes para incorporar mais sabor ao seu momento de hidratação.

4 Opte por alimentos ricos em fibras
Alimentos ricos em fibras, como frutas e verduras, além de conterem água, possuem uma ação importante no transporte de água para dentro das células, possibilitando uma melhor hidratação e permitindo que o corpo permaneça hidratado por mais tempo.

5 Reponha mais do que apenas água
Uma boa hidratação vai além da ingestão de água! A água possui minerais importantes para o nosso organismo, porém, outros minerais essenciais não estão presentes na água mineral que tomamos diariamente. Por isso, existem atualmente fórmulas específicas que auxiliam nessa reposição, e possuem eletrólitos importantes entre seus componentes. Os eletrólitos são minerais responsáveis pelo transporte de água para dentro das nossas células e, também, pelos impulsos elétricos no nosso corpo, importantes para garantir uma hidratação mais eficaz e contribuir para o bom funcionamento de todo o organismo.

Agora que você já sabe da importância da hidratação, siga com esse simples cuidado que, certamente, irá fazer uma grande diferença para a manutenção da sua saúde!

 
Um grande abraço,

Da Equipe Arvoreser!

 

 



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