• Página inicial
  • Técnicas

  • Profissionais

  • Dicas e Matérias

  • Contato
  • Institucional



A Importância dos probióticos para a saúde

Publicado em 04/11/2021


Cuidar da alimentação pode ajudar na prevenção de doenças, e alguns elementos ajudam muito nessa missão, como os probióticos. Eles são micro-organismos vivos - bactérias - benéficas ao nosso organismo que aumentam o sistema imunológico, ajudando o equilíbrio da microbiota natural do indivíduo.

Microbiota intestinal, mais conhecida como flora intestinal, é uma enorme quantidade de bactérias que vivem em harmonia no nosso intestino, sendo importante para a manutenção da nossa imunidade. Ela aumenta a absorção de nutrientes, auxilia na digestão, regulariza o trânsito intestinal, auxilia a reduzir doenças como as cardiovasculares, o câncer, o diabetes, alergias cutâneas e respiratórias, artrites, artroses e a obesidade.

O sério desequilíbrio da flora intestinal se chama Disbiose, que está diretamente ligado à obesidade e todas as suas complicações, sensação constante de cansaço, transtorno de ansiedade, transtorno de sono dentre outros sintomas que são frequentes entre nós. A Disbiose ocorre através da ingestão de alimentos refinados, ricos em gordura e açúcar, alimentos industrializados e, também o uso de anti-inflamatórios, antialérgicos, antibióticos e inclusive o uso de medicamentos inibidores da bomba de prótons (ex. omeprazol, pantoprazol, lanzoprazol) de forma indiscriminada e contínua.

Os probióticos, no mercado, podem ser componentes de alimentos industrializados, como os conhecidos leites fermentados, que apresentam com baixo número desses microrganismos benéficos (cepas) não tendo uma boa resposta na presença da Disbiose, ou podem restabelecer a flora através da ingestão do cultivo do Kefir e na forma de pó (sachês) ou cápsulas que, como se apresentam com um número maior de cepas, tem uma boa resposta para restauração dessa flora intestinal, se estendendo à flora bucal e geniturinária.

Para começar a cuidar da nossa saúde, além das mudanças dos hábitos alimentares, devemos restaurar a nossa flora intestinal que é o ponto de partida para uma vida saudável.

Um abraço da equipe ArvoreSer


Compartilhe:

 




Visualizações: 412

Fonte: Dra. Marcia Caran

Entre em contato

Site seguro

https://arvoreser.med.br/ https://arvoreser.med.br/