O que é a Prática Ortomolecular? - ArvoreSer - Medicina Integrativa

O que é a Prática Ortomolecular?

A Prática Ortomolecular, também conhecida como Medicina Ortomolecular ou Biomolecular, é uma prática terapêutica, da medicina integrativa, que aborda o indivíduo de forma integral. O termo “ortomolecular” foi criado em 1968, a partir da combinação da palavra grega “ortho” (que significa correto ou certo) e a palavra inglesa “molecule” (molécula, em português), pelo norte–americano Linus Pauling, químico quântico e bioquímico, ganhador de Prêmio Nobel. Assim, ortomolecular quer dizer molécula correta. Esta prática consiste suplementar o organismo em quantidades adequadas de vitaminas, minerais, aminoácidos, fitoterápicos e outros compostos específicos, com o objetivo de restaurar o ambiente fisiológico e saudável do organismo com a correção de desequilíbrios moleculares. O objetivo da Prática Ortomolecular é manter a saúde e o bem-estar do indivíduo como um todo, prevenindo a manifestação de doenças com a reparação do terreno biológico.

Como funciona a Prática Ortomolecular?

A Prática Ortomolecular, como referido acima, tem por objetivo restaurar e manter o equilíbrio fisiológico do organismo através de nutrientes específicos, que são realizados principalmente através de duas abordagens:
  1. Correção de mudanças de hábitos através da reeducação alimentar, evitando alimentos industrializados e proporcionando o consumo de alimentos naturais, livres de agrotóxicos e extinguir o sedentarismo com a presença da atividade física regular;
  2. A suplementação em doses individualizadas, isto é, de acordo com a necessidade de cada um, de substâncias que são presentes fisiologicamente no nosso corpo, como vitaminas, minerais e aminoácidos. Essas suplementações dependendo da necessidade do organismo e do comprometimento do mesmo, são feitas por via oral e injetável.
Todas as abordagens são realizadas de forma individualizadas com a avaliação de cada paciente através da anamnese – que é uma entrevista minuciosa dos dados clínicos – e parâmetros de exames bioquímicos. O tratamento ortomolecular favorece a restauração natural do organismo, através da recuperação do terreno biológico, com a finalidade de diminuir o estresse oxidativo que ocorre quando a produção de radicais livres ultrapassa a capacidade de antioxidante do organismo.

Quais os benefícios podemos obter com a Prática Ortomolecular?

Como a medicina ortomolecular busca o equilíbrio do terreno biológico e, todas as formas de adoecimento são devido ao desequilíbrio do ambiente fisiológico, é certo que essa prática pode colaborar com a melhoria da qualidade de vida e, em muitos casos com a restauração da saúde, além de auxiliar na prevenção de doenças associadas ao envelhecimento do organismo.
Benefícios oferecidos na prática ortomolecular como tratamento adjuvante de condições agudas e crônicas:
  • Doenças cardiovasculares;
  • Infecções virais;
  • Obesidade;
  • Distúrbios gastrointestinais;
  • Transtorno de ansiedade/ depressão;
  • Doenças reumatológicas;
  • Síndrome de Burnout/ Fadiga Adrenal;
  • Vários tipos de câncer;
  • Dentre outras.



Visitas: 673


Compartilhe:


Veja mais em: Técnicas

Homeopatia